X
    Categorias: Maquiagem

Pincéis de Maquiagem: Para que serve cada um? Como usar?

Você sabe quais são os tipos de pincéis de maquiagem e para que serve cada um deles? Com a grande variedade de formatos e tamanhos encontrados no mercado, é normal ter dúvidas sobre o assunto.

No entanto, para escolher os modelos ideais e saber usá-los corretamente em cada produto e região do rosto, é preciso entender um pouco suas finalidades. Afinal, eles fazem toda a diferença na hora de fazer uma make perfeita, não é mesmo?


É claro que você pode fazer uma maquiagem apenas com esponjinhas ou com as pontas dos dedos, mas para conquistar melhores resultados e valorizar ainda mais sua beleza é necessário investir em um kit de pincéis.

De um modo geral, especialistas afirmam que para montar um kit básico é preciso ter: pincel para pó, pincel para base, pincel de cerdas menores e firmes para sombra, pincel chanfrado e pincel para espumar.

Ainda parece confuso? Não se preocupe. Temos um guia completo para você aprender quais são os pincéis essenciais de uma nécessaire e qual a melhor forma de usá-los!

Tipos de pincéis de maquiagem

Saiba que com bons produtos, paciência, treino e algumas dicas será muito mais fácil fazer uma maquiagem, tanto para o dia a dia ou quanto para uma festa à noite.

Vamos começar lhe mostrando os tipos de pincéis, veja:

O pincel de cerdas artificiais é mais barato e mais fácil de higienizar (Foto: Allamar)

Para que serve para um deles

Realmente são muitas opções, por isso surgem tantas dúvidas. Que tal aprender agora para que serve para um deles?

Separamos alguns modelos para você:

Pincel para base

O pincel de base deixa a maquiagem com um acabamento bem natural, diferente de quando aplicado com a mão ou esponja.

O modelo de pincel língua de gato em formato oval, com cerdas maiores e achatadas é o mais usado e mais fácil de achar! E ainda ajuda a limpar aquela sombra que cai na pele sem estragar a base que já foi passada.

Contudo, o ideal é usá-lo mais para aplicar base líquida, devido a sua facilidade de marcar a pele. Para os outros tipos de base use o pincel duo fiber, que é mais fácil de ser usado e serve também para aplicar pó compacto e blush.

Leia mais: Calça Jeans Rasgada: Como Usar – Looks

Na hora de usar, espalhe o produto em movimentos contínuos, esfregando a pele suavemente.

Pincel para pó

Esse é bem fofinho, macio, cheio de cerdas e com formato arredondado. Proporciona uma cobertura uniforme no momento da aplicação do pó.

Para usar, coloque o pó e aplique como se estivesse “varrendo” todo o rosto.

Pincel para sombra

Com certeza você pode aproveitar aqueles pincéis de maquiagem que vem junto com os estojos de sombra, aqueles pequenos tipo esponjinha, sabe? Mas existem outras opções de pincéis bem legais para aplicar sombra.

O de esfumar, que é meio gordinho, com cerdas curtas, achatadas e fofas; é usado para misturar as cores de sombra, deixando um ar muito mais natural e com acabamento mais sofisticado. O de marcar o côncavo, que também é gordinho mas que pode ser tanto chato como cilíndrico. E o para delinear, que na verdade é o pincel chanfrado, usado para delinear os olhos na parte de baixo.

Para usar, a dica é depositar o produto e espalhar suavemente.

Oportunidade: Já pensou em revender roupas para atacado tamanho plus size?

Pincel de corretivo

O pincel para corretivo é pequeno com formato um pouco pontiagudo e cerdas mais firmes.

Ao invés de fazer movimentos circulares ou usar como o pincel da base, dê leve batidinhas para deixar menos marcado.

Pincel de blush

O pincel para blush também pode ser usado para contorno e serve para qualquer formato de rosto.

Ele é um pouco menor do que de pó e tem cerdas menos grossas.

Para aplicação do blush, pressione suavemente o pincel contra as maçãs do rosto, criando aquele sorriso para marcar o ponto certo para passar.

Pincel tira excessos

Esse não é essencial, porém se você tiver condições, vale a pena ter no kit. É um finalizador, que com esse formato de leque ajuda a retirar os excessos de sombra e pó quando terminar de passar todos os produtos.

Pincel para batom

O pincel para batom serve para aplicar batom líquido. Já o pincel delineador, serve para fazer o contorno dos lábios e é bem mais fininho.

Pincel para sobrancelha

Com a escovinha você pode pentear os fios da sobrancelha e também esfuma o lápis ou sombra da mesma, deixando muito mais natural.

Dicas dos melhores pincéis para montar o kit

Nada melhor do que receber dicas de quem entende do assunto, não é mesmo? A Alice Salazar selecionou 5 marcas de pincéis que vale a pena investir. Assista o vídeo:

Como lavar pincéis de maquiagem

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que todos os pincéis precisam ser limpos, mas você sabe como é feita essa limpeza?

A ideia principal é retirar as impurezas, bactérias e fungos que se acumulam com o tempo e uso dos produtos. É claro que existem produtos de limpeza específicos para isso, no entanto, é possível realizar esse procedimento com shampoo neutro, sabonete de bebê e sabonete líquido.

Quer aprender? Confira o passo a passo de como lavar pincel de maquiagem com as dicas da NiinaSecrets:

Dicas de como usar cada pincel e como limpar 

Para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas, selecionamos esse vídeo que ensina a usar cada pincel de maquiagem e ainda mostra como higienizar de forma rápida. Confira:


O mais importante é entender que não existe uma regra para a utilização dos pincéis, com o mesmo pincel de pó é possível passar o blush, assim como um de sombra para iluminar.

Saiba também: Vestido Para Casamento No Campo: O Que Vestir

Basicamente, os pincéis para os olhos são os menores e mais macios e, os pincéis para pele são os maiores, pois facilitam a aplicação de uma quantidade maior de produto.

Pincéis de Maquiagem: Para que serve cada um? Como usar?
Avalie essa matéria!

Redação :