Veja o que Fazer Quando o Cosmético Venceu

Muitas vezes, mesmo utilizando diariamente alguns cosméticos, você não consegue terminá-lo antes do prazo de validade vencer, e neste momento desapegar-se do produto e jogá-lo fora pode ser uma tarefa árdua, mas, extremamente necessária para a sua saúde, pois, em muitos casos, se você utilizar o cosmético com mais de quinze dias além da data de validade, além do cosmético não alcançar o mesmo efeito, você pode desenvolver muitas reações alérgicas, algumas bem graves.

(Foto: gallery.yourtango.com)

Cuidados com os Cosméticos Vencidos

Há uma margem de segurança após vencer a validade do cosmético, e esta margem é de quinze dias; após este período os cosméticos já não têm a mesma eficácia. Os cremes faciais são os mais perigosos quando o assunto é prazo de validade, principalmente os cremes com alfa-hidroxiácidos, pois, podem ser muito irritantes para a pele. Os clareadores, anti-idades, ou renovadores com vitamina C também não devem ser utilizados após vencer o prazo de validade, pois, em contato com o ar as moléculas oxidam e transforma-se, tornando-se irritantes e alergênicas.

Após o prazo de validade os hidratantes, por causa dos óleos e das manteigas vegetais da formulação se degradam; os protetores solares não protegem mais a sua pele dos raios solares nocivos; os perfumes assumem um odor desagradável, por causa da essência oxidada; e os alisantes de cabelos e cremes depilatórios tronam-se extremamente agressivos para a pele e o couro cabeludo. Por isso, jogue-os no lixo assim que vencerem.

No rosto os danos são ainda piores, podendo apresentar vermelhidão, coceiras, descamação e bolhinhas com pruridos; por isso, mesmo que sua maquiagem esteja em perfeito estado visual, não use; principalmente os produtos para olhos, como rímel e lápis de olho, que entra em contato direto com a mucosa ocular, eles podem, além de acarretar alergias, transmitir doenças. O batom vencido também pode ser muito perigoso, pois, a pele dos lábios é extremamente fina e sensível e você pode contaminar-se através dela.

E fique atenta aos prazos de validade dos produtos nacionais e dos importados, pois, eles diferem. Nos produtos importados o prazo de validade começa a valer somente a partir da abertura do produto; já aqui no Brasil, o prazo começa a correr a partir da fabricação, e mesmo que você não abra o produto por um bom tempo após a aquisição, o prazo está correndo.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *