Como Cuidar dos Cabelos Coloridos em Casa

Nem sempre você está com o orçamento em dia, e nestes períodos, sempre o cuidado com os cabelos são os itens que primeiramente são “cortados” de sua lista de prioridades. Mas, você não precisa desfilar pelas ruas com os cabelos arruinados somente porque não tem dinheiro suficiente para fazer um tratamento profundo em um salão de beleza. E os cabelos que mais sofrem pela falta de tratamento são os cabelos coloridos, que perdem queratina (substância que garante resistência, impermeabilidade e elasticidade aos fios).

(Foto: weblogsurf.com)

Dicas e Receitas Caseiras para Tratar Cabelos Coloridos

O primeiro passo é identificar em qual nível de dano seu cabelo está. Se seu cabelo está com fios “elásticos” que quando você puxa, ele estica e volta; ou está com os fios quebrando, que é um nível mais grave, pois, quando você estica o fio, ele se parte, você está precisando de uma queratinização (reposição de queratina). E você também pode fazer isso em casa, garantindo um ótimo resultado, bastando apenas ter o material correto.

Para fazer queratinização em casa você irá precisar de queratina líquida, secador de cabelos, escova de cabelos, creme para pentear com queratina e chapinha. Comece lavando muito bem os cabelos, você pode usar um shampoo antirresíduos se seu cabelo não for tingido com uma cor escura, porém, caso seja pintado com vermelho ou outra cor escura, opte pelo shampoo tradicional, pois, o antirresíduos pode desbotá-lo. Após lavar, seque um pouco os cabelos com o secador, deixando-os somente úmidos. Em seguida, aplique por todo o cabelo, mecha por mecha, a queratina líquida e faça uma escova para secar bem os fios. Depois dos fios estarem bem secos, aplique um pouco de creme para pentear com queratina por todo o cabelo e passe em seguida, uma chapinha (pelo menos três vezes cada mecha), para selar as cutículas dos fios. E após fazer este processo é recomendável passar três dias sem lavar os cabelos, para que os produtos fixem em seus fios.

Mas, se seus cabelos estão somente ressecados, sem tantos danos, faça máscaras capilares caseiras para hidratá-los. Creme de morango para cabelos tingidos: Amasse 8 morangos e misture com 1 colher de maionese (tem que ser maionese, não use outro produto), passe o creme nos cabelos lavados e úmidos, massageando muito bem. Cubra com uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave os cabelos com água quase fria, e retirando todo o excesso do creme (não pode sobrar nada do creme nos fios).

Outra máscara capilar muito eficiente é o creme de girassol com bananas; bata no liquidificador 2 bananas nanicas maduras com 1 colher (sopa) de óleo de girassol, em seguida, espalhe o creme nos cabelos úmidos e limpos. Enrole a cabeça com papel-alumínio e deixe o creme agir por 30 minutos. Logo após, enxágue muito bem com água fria.

Ou ainda fazer um creme de nozes com leite de coco. Passe ½ xícara (chá) de nozes pelo processador e acrescente ½ xícara de leite de coco, bata até formar uma pasta. Em seguida, espalhe o creme nos cabelos úmidos e limpos e deixe o creme agir por 30 minutos. Logo após, enxágue muito bem com água fria.

Leia também:

Comments 1

  • Fernanda que dicas maravilhosas essas de como cuidar, hidratar e tratar dos cabelos coloridos em casa.
    Os cabelos tingidos merecem sempre um cuidado maior!
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.