Como escolher o pediatra ideal: veja as Dicas


By on 14:43

Uma grande preocupação das mamães de primeira viagem é quanto às dicas para saber como escolher e qual o pediatra ideal para seu filho.  Essa é uma situação importante, pois os cuidados com o seu filho desde o nascimento até a adolescência deve ser feito por um mesmo médico, de preferência que de seguimento e acompanhamento, avaliando a saúde com comprometimento e responsabilidade.

Escolhendo um pediatra

Geralmente o próprio obstetra que cuida da saúde da mamãe pode orientar e recomendar alguma boa escolha médica.  Outra opção é consultar os familiares e conhecidos que já possuem o seu pediatra.  Confirme se o profissional escolhido seja habilitado pela sociedade brasileira de pediatria.

Marque uma primeira consulta apenas para conhecer o médico, saber qual a metodologia que ele mantém, e também sobre a disponibilidade, afinal nunca se sabe quando irá ocorrer uma emergência. Um pediatra deve estar sempre disponível para atender as crianças, mesmo em horário fora do expediente.

A disponibilidade para atender emergências é um diferencial que deve ser levado em consideração.Observe se o profissional é um pediatra que se mantém atualizado. Outro fator importante é saber se ele tem empatia pelos seus pacientes, sabe ouvir, é atencioso.  Observe também como funciona a clínica, se ele é pontuar, se mantém o atendimento de forma ética e respeitosa.

Escolha um pediatra que tenha ética profissional

Os bons profissionais sempre mantém uma agenda organizada, evitando demora no atendimento. Questione sobre as rotinas de consultas no primeiro ano de vida e as demais. Geralmente os médicos fazem consultas mensais avaliando o crescimento e desenvolvimento da criança.

Sempre acompanhe seu filho nas consultas, para que eles possam se sentir protegidos e seguros. Caso os filhos já sejam adolescentes, eles podem ir sozinhos a consulta, porém confirme se há acompanhamento de uma assistente, para garantir a integridade do seu filho.

Observe se o seu filho tem um bom relacionamento com o médico, afinal não basta apenas capacidade técnica é preciso haver confiança entre o paciente e profissional.  (Leia também sobre dicas de alimentação de bebe).

Como escolher o pediatra ideal: veja as Dicas
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *