Como Guardar as Roupas de Inverno Corretamente

A temporada outono/inverno 2011 foi ótima, muitas roupas de pele, couro, flanelas, moletons, blusas de lã e tricô, mas, para garantir que elas estarão intactas até o próximo inverno, algumas medidas de prevenção devem ser tomadas, pois, se guardar uma peça de inverno de forma incorreta podem ocorrer danos e manchas à roupa.

(Foto: closetorganizersdiy.net)

Dicas e Cuidados para Guardar Roupas de Inverno

O primeiro passo é levar todas as peças de inverno que você vai guardar, isto inclui suas roupas, edredons e cobertores. Nunca guarde roupas usadas, pois, ocorrerá proliferação de fungos e, consequentemente, mofos.

Também não use sacos ou sacolas plásticas, pois, provocarão a retenção de umidade e podem amarelar as roupas claras. O ideal é usar sacos de TNT (tecido não tecido), pois, eles permitem que sua roupas “respirem”. E também procure guardá-las nos locais mais arejados do seu armário, para que a ventilação alcance as peças.

Roupas brancas, seja qual for o material com o que foi confeccionadas, devem ser guardadas em sacos de TNT azul, para que a luz não alcance, e não fiquem com dobras amarelas; pois, o azul neutraliza o amarelo, por ser sua cor complementar.

Antes de guardar peças de couro, passe um pouquinho de vaselina, pode ser líquida ou em creme, e guarde os casacos de couro em cabides largos, para não deformar, mas, em capas de TNT; e não utilize panos úmidos no couro, ou poderá manchá-lo. E a cada seis meses retire as peças de couro do armário e deixe-as durante dois dias ao ar livre.

Não pendure blusas de malhas, de tricô, blusas de lã ou casacos muito pesados em cabides, pois, este procedimento irá deformar suas roupas, guarde-as dobradas dentro dos saquinhos de TNT.

Contra o mofo que normalmente se instala nos armários, faça em casa mesmo um saquinho de tule com giz dentro, e pendure em cabides. Ou compre produtos anti-mofos, que são facilmente encontrados em supermercados. E não use sabonetes em gavetas, para perfumar o armário, pois, os sabonetes atraem umidade.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.