Como Limpar Prata Corretamente

Como limpar prata corretamente – As joias são muito especiais, sejam pelo valor sentimental, por ter recebido a peça como um presente de alguém especial, ou mesmo pelo valor financeiro da peça, e para que as joias de prata não percam a beleza e o brilho, são necessários alguns cuidados, tanto de conservação, quanto de limpeza.

(Foto: sndgems.com)

Dicas para Limpar Joias de Prata Corretamente

A prata escurece porque seus componentes são sensíveis a outros elementos, como o enxofre e o cloro, e como estes elementos são encontrados na maioria dos produtos e até mesmo nos alimentos, com o tempo, a prata em contato com estas substâncias vai oxidando, ou seja, escurecendo e perdendo o brilho. Até mesmo a poluição contribui para a oxidação da prata.

Não guarde suas jóias de prata em contato com outras peças e principalmente em contato com bijuterias, guarde-as separadamente, em espaços exclusivos, caso tenha muitas peças e não seja possível armazená-las separadamente, guarde-as em sacos plásticos bem vedados.

No mercado há vários produtos específicos para limpar peças em prata, mas, as receitas caseiras também funcionam muito bem.

Se a peça de prata não estiver manchada, sempre que usá-la, limpe-a, lavando a peça com água morna e sabonete.

Caso a peça já esteja manchada ou escura, faça uma mistura com um litro de água em temperatura ambiente, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de sal e um pedaço de papel alumínio, e mergulhe a joia de prata nesta solução.

Polir a peça de prata com pasta de dente também é eficaz.

Há também quem faça a limpeza da peça de prata com refrigerante à base de cola.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.