Dicas Caseiras para Tirar Manchas e Tingir Roupas


By on 10:29

Muitas vezes aquela sua peça de roupa favorita é manchada e você não consegue tirar a mancha normalmente, com sabão em pó e água, e por causa de um único pingo sua roupa fica totalmente inutilizada. Mas, saiba que com pequenos truques, utilizando produtos de limpeza comuns é possível retirar a maioria das machas, e, caso não consiga tirar a mancha, você pode tingir a peça inteira, ganhando assim, uma peça de roupa nova.

(Foto: bloggang.com)

Receitas para Tirar manchas e Tingir Roupas

Para retirar machas de gordura ou de óleo, você deve passar uma mistura de 1 colher (sopa) de lustra-móveis com 1 colher (sopa) de detergente incolor sobre a mancha, enxaguar, e depois, lavar a peça normalmente. Caso caia outro tipo de comida sobre uma peça de roupa branca, retire o excesso com uma tolha de papel, e aplique um pouco de detergente neutro incolor, deixe agir por vinte minutos, enxágue e lave a peça normalmente.

Para retirar mancha de ferrugem de roupas brancas, umedeça a região onde está a mancha com uma mistura de suco de limão e sal; deixe agir por dez minutos, enxágue e lave a roupa.

Para retirar manchas do sofá (de qualquer tecido, menos couro), você deve misturar 3 colheres (sopa) de lustra-móveis, 2 colheres (sopa) de removedor (para limpar pisos de taco) e 1 colher (sopa) de detergente neutro incolor. Faça sempre esta mistura no momento de usar, não faça antes, para guardar. E esfregue a mistura, com uma escova de dente, até retirar totalmente a mancha. E use toalha de papel para retirar o excesso de espuma ou produto que sobrar. E para finalizar, aplique sobre o local que está molhado, espuma de barbear; aplique a espuma, passe uma régua, e retire o excesso com esta mesma régua, como se estivesse fazendo a barba; e retire o excesso de espuma com papel-toalha. E para retirar manchas de sofá de couro use lustra-móveis ou espuma de barbar.

Para retirar manchas de molho de soja, você deve começar a remover a mancha com limpa-vidros (esfregando com uma escova de dente), e após clarear a mancha, enxaguar muito bem a peça. Em seguida, aplique uma mistura com 1 colher (sopa) de sabão em pó e 3 colheres (sopa) de água sanitária e esfregue a mancha com a escova de dente (ou deixe de molho por vinte minutos) enxágue muito bem e lave a peça normalmente.

Para retirar manchas de qualquer mato ou grama, use limpa-vidros. Para retirar mancha de graxa misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, 1 colher (sopa) de produto limpeza pesada e 1 colher (sopa) de lustra-móveis. Para retirar manchas de manga ou de chocolate misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, meio copo de água e 3 colheres (sopa) de água oxigenada, pode ser de 20, 30 ou 40 volumes. Para retirar mancha de beterraba misture 1 colher (sopa) de sabão em pó, meio copo de água, 3 colheres (sopa) de água oxigenada (de 20, 30 ou 40 volumes) e 1 colher (sopa) de lustra-móveis. Para retirar manchas de sangue, se for no momento que aconteceu, coloque a peça de roupa de molho no soro fisiológico ou em um litro de água com um pouco de sal.

E com materiais simples, como refrigerante e suco em pó, é possível tingir peças de roupas brancas (de forma normal ou tingimento tie-dye). Para tingir uma camiseta branca (com ou sem manchas) coloque dois litros de refrigerante (de uva ou de laranja, o refrigerante deve ser colorido), em um recipiente onde caiba a peça de roupa e que possa ser levado ao fogo; se você quiser que a peça não fique tão colorida, pode misturar ao refrigerante meio pacote de suco de outra fruta. Se você usar dois litros de refrigerante de uva, misture meio pacote de suco de morango, para a cor ficar mais clara; ou use somente o refrigerante. Mexa esta mistura até retirar totalmente o gás (quando já não tiver mais espuma no recipiente).

Mergulhe a peça de roupa na mistura (se você for fazer o tie-dye, amarre barbantes por toda a peça, na posição que você quiser) e leve ao fogo, até ferver, quando ferver você deve ficar mexendo a peça por cerca de quarenta e cinco minutos até uma hora. Você não pode parar de mexer, pois, pode manchar. Após uma hora, deixe esfriar, e quando tiver frio, coloque em um recipiente com água, para retirar o excesso. Se você fizer o tingimento tie-dye, corte os barbantes da amarração neste momento. Enxágue muito bem.

Este tingimento é muito eficiente, você pode lavar a peça até mesmo na máquina de lavar que a cor não sai. Porém, para ficar um bom tingimento, você deve tingir peças confeccionadas em lã, seda ou poliamida (nylon). Não use em algodão, pois, a cor ficará muito clara.

Leia também:

Dicas Caseiras para Tirar Manchas e Tingir Roupas
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Lourdes Martins

    at 21:22

    Nossa, essas dicas para tirar manchas de roupas e tingimento caseiro são de uma utilidade ímpar! Parabéns!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*