Dicas para Cuidar dos seus Sapatos


By on 8:32

Não adianta gastar uma pequena fortuna em um par de sapatos se depois você não os conserva corretamente. Saber guardar, organizar e cuidar dos seus sapatos é essencial para garantir uma vida útil maior para os seus pares. E esses cuidados, principalmente os de organização, garantirão também mais agilidade no momento da escolha da peça que você usará, economizando assim preciosos minutos enquanto você se arruma.

Você deve saber cuidar dos seus sapatos corretamente para que eles durem mais e mantenham sua beleza original (Foto: Divulgação)

Você deve saber cuidar dos seus sapatos corretamente para que eles durem mais e mantenham sua beleza original (Foto: Divulgação)

Como Cuidar dos seus Sapatos

A primeira providência que você deve tomar assim que chega em casa é limpar seu sapato (independente do modelo ou estilo), passando uma escova úmida na sola, para retirar toda a sujeira; e passando um pano úmido na parte de cima (e se possuir chulé, passe o pano úmido também por dentro do sapato) e logo após secando com uma flanela seca. E deixe o calçado “respirar” fora do armário por pelo menos doze horas antes de guardá-lo. E para quem sofre com o chulé, deixar o sapato umas duas horas no sol também é fundamental para minimizar o cheiro desagradável.

Leia também sobre Dicas e Cuidados com os Pés Durante o Carnaval.

Se você possuir bastante espaço em seu armário, guarde os pares fora das caixas e enfileirados, um ao lado do outro, porém com um pouco de espaço entre eles para não serem arranhados. Mas sempre guarde os calçados de festa (que são usados com menor frequência) em sacos específicos para sapatos e com visores ou em caixas transparentes ou etiquetadas. E nunca guarde seus calçados em sacos plásticos, pois eles podem ser danificados ou mofarem, por falta de ventilação.

As botas com canos longos devem ser guardadas de pé, para que o cano não fique com marcas de dobras. E dentro dos canos você pode colocar um suporte específico para canos de bota ou improvisar um suporte colocando uma revista enrolada ou garrafas plásticas.

Caso você não possua muito espaço em seu armário guarde seus calçados na própria caixa ou em caixinhas transparentes, enfileirando-as; ou em sapateiras compactas, que atualmente são encontradas em diversos modelos e estilos, algumas até com modelo para serem penduradas dentro guarda-roupa.

Independente do modelo do sapato não o use dois dias seguidos, dê um descanso de pelo menos vinte e quatro horas para usá-lo novamente, e isso vale até mesmo para sandálias e rasteirinhas. Assim você evita desgastes e cheiros desagradáveis.

Leia também sobre Tendência de Esmalte Manchadinho.

Também não lave seu tênis ou sapatênis na máquina de lavar, essa prática tão comum e cômoda pode arruinar seu calçado e até mesmo a sua máquina de lavar. E caso suje seu calçado de couro, use produtos específicos para limpá-lo e lustrá-lo.

E seja qual for o sapato que você for usar borrife um spray desodorante nos pês ou use talcos antissépticos, mesmo que você não sofra com o chulé, pois com o passar do tempo e com o uso, pode ocorrer proliferação de fungos, o que desencadeará mau cheiro.

E para calçados com fivelas ou detalhes em metal, forre estes detalhes com gaze ou algodão, para que o brilho dure por mais tempo e não apareçam manchinhas no metal.

Leia também sobre Tendências de Maquiagem Inverno 2013

Dicas para Cuidar dos seus Sapatos
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*