Como Usar Lixa sem Prejudicar as Unhas


By on 12:25

Manter as unhas sempre bonitas e bem-tratadas inclui cuidados básicos, como manter as unhas esmaltadas ou pelo menos com uma camada de base e também manter as unhas lixadas, porém, esta pode ser uma atitude muito prejudicial para as unhas caso você não utilize corretamente a lixa.

(Foto: sciencephoto.com)

Dicas para Usar Corretamente a Lixa e não Prejudicar as Unhas

Seja qual for o material com que sua lixa é confeccionada, cuidados devem ser tomados quando você for lixar suas unhas. Lixas de metal, com reentrâncias muito profundas devem ser usadas com parcimônia, pois, podem lascar as unhas fracas quando lixadas com força ou na posição errada. O correto é deixar a lixa sempre reta em relação às unhas, formando um ângulo de 90°, nunca lixe em ângulos menores ou maiores, ou as camadas superficiais da sua unha podem ser desgastadas e sua unha ficar frágil.

Aliás, um erro muito comum é lixar a superfície das unhas com lixa comum para eliminar imperfeições, esta atitude aparentemente inofensiva pode deixar suas unhas quebradiças e fracas, já que as camadas superficiais da unha são eliminadas juntamente com as imperfeições. No máximo use uma lixa polidora para dar brilho à unha caso não tenha tempo de ir à manicure e mesmo assim, raramente.

Quando você for lixar as unhas das mãos, você pode manter o formato que quiser, mas, nas unhas dos pés mantenha sempre o formato quadrado, para que não encravem e que você não fique desconfortável quando for andar, já que as pontas dos dedos sofrem uma grande pressão ao caminhar. E também não use a lixa sobre a superfície das unhas dos pés, assim as suas unhas dos pés (que são mais frágeis e incomodam mais) sofrerão menos danos.

E sempre lixe o menos possível suas unhas, tire sempre o comprimento com um cortador de unhas ou tesoura e use a lixa somente para igualar o corte, pois, lixar demais suas unhas pode torná-las quebradiças e frágeis. O ideal é lixar as unhas somente uma vez por semana, sempre após o corte, e quando houver quebra ou lascas.

Outro erro é usar a lixa durante muito tempo, principalmente as lixas de papel, pois, os fragmentos das unhas permanecem na lixa e podem desencadear a proliferação de micro-organismos que podem provocar alguma reação alérgica ou micoses. O ideal é usar somente uma vez a lixa de papel; você pode optar pelas lixas bem pequenas e cortá-las ao meio e assim usar duas vezes, ou usar somente uma parte da lixa grande e ao término, quebrar aquela região onde foi usada e continuar usando a parte que ainda está intacta até chegar ao final.

Emprestar lixa de unha também pode ser um mau negócio, pois, como há fungos e micro-organismos nas lixas você pode transmitir ou pegar alguma micose. Se a lixa for nova, quebre uma parte e dê para a pessoa.

E até mesmo para serem guardadas as lixas requerem cuidados, nunca as guarde soltas em sua nécessaire de manicure, sempre coloque uma proteção, pode ser uma capinha ou saquinho plástico, pois, se ficarem soltas podem reter algum micro-organismo presente nos outros utensílios, como alicate ou espátula.

Leia também:

Como Usar Lixa sem Prejudicar as Unhas
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*