Dicas para Fazer Efeito Plissado em Saias


By on 15:00

O plissado segue firme e forte por mais esta temporada outono-inverno 2012. E o plissado nada mais é que pregas simétricas feitas no tecido, normalmente industrialmente, mas, em casa, é possível mimetizar as pregas do plissado, e apenas usando materiais simples.

(Foto: vicky-fword.com)

(Foto: madebylex.com)

Como Fazer Plissados em Casa

O plissado somente pode ser feito em tecidos leves e maleáveis, como seda, mousseline, chiffon e organza. Além do tecido você também irá precisar de: cartolina (a quantidade depende do tamanho do tecido), 3 pacotes de gelatina incolor sem sabor, 2 xícaras (chá) de álcool líquido, 2 xícaras (chá) de água fervente, 2 xícaras de água fria, 50 cm de morim (tecido com trama aberta), 2 recipientes, 1 colher, régua e lápis.

Comece fazendo o molde, você deve fazer linhas retas na cartolina com 3 cm de largura. Após riscar toda a cartolina, dobre as pregas, as pregas devem ficar uma sobre a outra, como nas imagens.

(Foto: craftster.org)

(Foto: madebylex.com)

Em seguida, prepare a mistura. Em uma vasilha despeje a gelatina em pó aos poucos e dissolva-a com a água fervente. Após a gelatina estar toda dissolvida, acrescente a água fria e o álcool, sempre mexendo. Coe a mistura com o morim para evitar eventuais bolinhas de gelatina.

Mergulhe o tecido na mistura e deixe descansar por quinze minutos. Logo após, retire todo o excesso da mistura do tecido. Em seguida, vá posicionando o tecido molhado sobre a cartolina, e encaixe sempre muito bem o tecido até o fundo da prega do papel.

(Foto: madebylex.com)

Após posicionar o todo o tecido dentro das pregas da cartolina, com muito cuidado passe-o com um ferro elétrico na temperatura média, e com um tecido fino por cima (para o ferro não grudar no tecido que você quer plissar), passe até secar completamente o tecido. E para um efeito mais duradouro nos plissados, deixe o tecido dentro da cartolina até o dia seguinte e somente após as vinte e quatro horas retire o tecido de dentro do papel.

Leia também:

Dicas para Fazer Efeito Plissado em Saias
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *