Importância do Sol para Nossa Saúde


By on 8:36

O grande astro rei, o sol, não causa somente danos ou doenças na pele, ele também promove muitos benefícios à nossa saúde, além do bronzeado, mas, desde que, a pessoa se exponha nos horários mais adequados e tomando as devidas precauções. Os raios ultravioletas são benéficos para nossa saúde, porém, em pequenas quantidades, são estes raios que estimulam a produção da vitamina D em nosso organismo, uma vitamina que somente é “ativada” quando a pele é exposta ao sol.

(Foto: solarnavigator.net)

Benefícios do sol para Nossa Saúde

Os médicos afirmam que a ausência total de sol em nossa vida pode fazer mal à saúde, e mesmo as pessoas com pele bem clara devem tomar banho de sol. Quando a pessoa toma sol, os raios ultravioletas atingem a pele, mas, são nos rins e no fígado que ocorrem as transformações e a vitamina D se forma e promove a absorção do cálcio (um mineral essencial para a formação de dentes e ossos), além de prevenir osteoporose, e de prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, como câncer de mama, câncer de cólon e o câncer de ovário, segundo alguns estudos científicos; por isso a vitamina D é tão importante.

Para um banho de sol saudável se exponha somente um pouquinho aos raios solares entre dez horas da manhã, até às três horas da tarde; quinze minutos diários já são suficientes. Lembre-se que este horário é o horário de maior incidência de raios ultravioletas, e se você se expuser mais que este tempinho, pode adquirir algum problema de pele, ao invés de benefícios para a saúde. E durante seu banho de sol diário, tome muita água e use o filtro solar, pois, ele não impede a síntese da vitamina D.

O sol é muito importante para nossa saúde, pois, 90% da vitamina D do nosso corpo é obtida através dele e os outros 10 % através de alimentos como leite, ovos, manteiga e peixes de água fria, como o salmão. Atualmente já há complementos de vitaminas D, adquiridos somente com receitas médicas, porém, a vitamina D em cápsulas é indicada somente para pessoas idosas ou para pessoas que não possam tomar sol. Mas, ela também guarda um grande perigo; quando consumida em excesso pode provocar náuseas, perda de apetite e insuficiência renal. Por isso, a melhor opção sempre é recorrer ao banho de sol.

Leia também:

Importância do Sol para Nossa Saúde
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*