Sete Maneiras Rápidas e Eficazes para Lidar com Estresse


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O estresse é o grande mal deste século. Ele é responsável por desencadear várias reações orgânicas danosas ao nosso organismo, como queda de cabelo, alteração da pressão arterial, perda ou ganho de peso e insônia, além de ser a porta de entrada para várias doenças. Teoricamente o estresse é uma reação do organismo (com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais) que ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou situação muito importante. Livrar-se totalmente do estresse não á tão simples e fácil, principalmente quando passamos por situações de grande conflito emocional, porém, com técnicas simples e rápidas é possível amenizar os sintomas do estresse.

(Foto: psychcentral.com)

Dicas para Amenizar o Estresse

Se você estiver em um local que tenha um computador, assista a um vídeo divertido, engraçado ou com animais. Isso fará você relaxar e aliviar um pouco a tensão, pois, dando boas gargalhadas seu nível de endorfina (hormônio que combate o estresse) será aumentado.

Tomar chá preto também alivia o estresse; o velho conselho da vovó está mais atual do que nunca; pois, o chá preto contém substâncias que reduzem o nível de cortisol (hormônio liberado quando o corpo encontra-se sobre alto estresse).

Cante uma música ou recite um poema, para diminuir o estresse; pois, estas atividades causam uma sensação de bem-estar, e como o cortisol está ligado ao pensamento, nada melhor que “limpar” sua mente usando a música.

Você também pode comer algum alimento doce, mas, deve ser saudável, como uma fruta (fresca ou desidratada) ou uma barrinha de cereal.

Automassagem também auxilia a amenizar o estresse. Massageie o espaço entre o indicador e o polegar em sentido horário por pelo menos quinze vezes; pois, este ponto age diretamente na cabeça aliviando a tensão.  Faça a mesma massagem no tórax, entre os mamilos e sobre o externo (osso que fica no centro do peito).

Uma forma simples de diminuir o estresse é respirar adequadamente. O ideal é fazer quinze respirações bem profundas, enchendo muito bem os pulmões com ar. E enquanto faz esta respiração profunda, tente se desligar do mundo, fazendo uma espécie de meditação, pensando somente em coisas boas.

E a última dica e, talvez, a mais eficaz é extravasar. Se a situação permitir, fale tudo o que pensa para a outra pessoa, não guarde nada com você; mas, fale com cuidado, sem ofender, somente coloque para fora tudo o que está lhe incomodando. E quando estiver sozinho, xingue e grite à vontade, até se acalmar completamente.

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3 Comments

  1. a2744846

    at 15:36

    I’ve said that least 2744846 times. SCK was here

  2. maria

    at 15:08

    O estresse já faz parte da maioria das pessoas. O core- corre do dia a dia causa esse efeito que vem prejudicando tanta gente. É muito bom quando se lê algo relacionado a isso e ainda mais quando traz algumas sugestões muito valiosas. Valeu

  3. Maria de Lourdes Martins

    at 15:28

    O estresse é o mal do século, princimalmente nas grandes metrópoles com São Paulo e outras tantas.
    Todas as informações que e sugestões de como fazer para amenizá-lo são de grande valia, como essa dicas que estão no site.
    Fáceis, rápidas e inteligentes.
    Vou aproveitá-las bem.

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