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Dicas de Alimentação para Pular o Carnaval com Saúde


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Os dias de folia do carnaval são praticamente uma maratona, e muitas vezes, aliado a eles está o estresse, pouquíssimas horas dormidas e má alimentação; e este conjunto pode ser desastroso: resistência baixa e as consequentes doenças que se aproveitam da queda na imunidade.  Já sabendo que seu organismo estará sobrecarregado durante o carnaval, adote uma alimentação saudável, para reforçar o sistema imunológico, não sucumbir durante os dias de folia e manter a animação em alta durante todo o carnaval.

(Foto: naturallygoodfood.com)

Alimentação saudável para Pular o Carnaval

Comece adotando o hábito de consumir diariamente extrato de própolis (em balas, pastilhas ou spray). Com alto teor de flavonoides e função antimicrobiana e antiviral, ajuda o organismo a não desenvolver quadros de gripes, resfriados, inflamações e infecções.

Outro eficiente escudo natural é a boa e velha canja de galinha; isso porque o caldo do frango cozido contém cisteína, um aminoácido que age sobre o muco e descongestiona o pulmão. Também é uma ótima opção para o “pós-carnaval” e para curar a ressaca, mas, evite exagerar na bebida alcoólica, principalmente na cerveja, para não ficar com o corpo desidratado.

Outras bebidas que também desidratam o corpo e que devem ser evitadas são: o café, o chá mate, refrigerantes e os iced teas. Mas, você deve abusar de água, sucos naturais, água de coco, isotônicos e chás de camomila, hortelã, erva-doce e chás de frutas.

Não pule refeições, você deve alimentar-se muito bem nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e entre estas refeições fazer lanchinhos. Consuma muitos vegetais, verduras e legumes durante as refeições, e opte sempre pela proteína preparada de forma mais leve, como assada, cozida ou grelhada, no caso das carnes, e consuma somente a clara do ovo.

Em relação às massas, prefira sempre as versões integrais, pois, possuem mais fibras e garantem mais energia ao seu corpo já cansado. E o recheio do lanche deve também ser leve, como peito de peru, queijo branco, margarina light (somente uma colher de sopa) e requeijão também light. Evite incluir em seus lanches, maionese, molhos gordurosos, creme de leite, queijos amarelos e embutidos ricos em sal.

E nos lanchinhos entre as refeições, inclua muitas frutas e iogurte, que é rico em lactobacilos vivos, que têm ação antiviral e ainda ativam a produção de imunoglobulinas, nossos anticorpos naturais.

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