Dicas para Cuidar Corretamente de Suas Botas


By on 7:26

Para montar uma produção interessante com botas e deixar seu visual irresistível, é necessário um cuidado especial com as botas, pois, por mais que sua bota seja de boa qualidade e tenha um design moderno e bonito, sem a devida manutenção elas perderão a beleza rapidamente e poderão ser danificadas. A limpeza correta das botas e uma boa conservação podem prolongar a vida útil de suas botas e promover verdadeiros milagres em peças não tão bem cuidadas.

(Foto: cheapcombatboots.net)

Dicas de Limpeza e Conservação de Botas

Um dos erros mais graves que arruínam uma bota, é guardá-la com o cano dobrado, seja qual for o tamanho do cano. O ideal é guardar as botas com cano curto em caixas que as acomodem sem dobrar o cano, mantendo-as deitadas e retas, e para otimizar o espaço do seu armário, empilhar as caixas. Já as botas com cano longo devem ser guardadas de pé, e com algum objeto dentro delas para evitar que o cano dobre com o passar do tempo, você pode colocar dentro das botas folhas de revista ou jornal amassado (você também pode colocar o jornal dentro de uma meia comprida velha); colocar suportes específicos para esta finalidade; ou ainda, colocar dentro do cano da bota uma garrafa descartável.

Para limpar uma bota corretamente, você deve verificar primeiramente qual o material que ela é confeccionada. Se a bota for de couro, passe uma escova bem macia, para retirar poeira ou outras sujeiras que possam riscar suas botas no momento de limpá-las, e logo após, utilize um produto para limpar couro, deixe agir por 5 minutos e retire com uma flanela limpa e seca. Caso a bota seja de camurça, você deve limpá-la com uma escova bem macia, e em seguida aplicar um spray para limpeza de camurça, depois de seco, você escova novamente a camurça, e para conservá-la e protegê-la da sujeira, aplique um spray protetor. E as botas sintéticas você deve limpar com um pano úmido seguido de uma flanela limpa e seca. E lembre-se, sempre seque suas botas à sombra, nunca ao sol.

E dependendo do problema que sua bota apresentar, um sapateiro consegue revertê-lo, como trocar a “borrachinha” do salto (que normalmente se soltam depois de um tempo); reforçar o solado; colocar uma ponteira no bico da bota, caso este esteja danificado; ou ainda, trocar o revestimento do salto ou diminuir o tamanho salto.

Leia também:

Dicas para Cuidar Corretamente de Suas Botas
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Calçados

    at 14:47

    Ótimo post, foi muito útil pra mim :D muito obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *