Dicas para Deixar o Cabelo mais Forte


By on 8:18

O cabelo, juntamente com as sobrancelhas, é a moldura do rosto; e para que esta moldura realce ainda mais as feições e beleza da face, é necessário cuidar muito bem dos fios. Muitas mulheres sofrem com o problema de ter os cabelos fracos e isso tende a ocasionar a queda, que em caso muito grave deixa os cabelos bem ralos e pode provocar a calvície feminina. Caso seus cabelos estejam muito fracos e com muita queda (com tufos grossos de cabelo), procure um médico, pois, as causas podem ser de saúde; mas, em casos menos graves, com alguns cuidados caseiros e com o uso de produtos adequado, é possível reverter a situação.

(Foto: onhairstyles.com)

Cabelos mais fortes e com menos Queda

O primeiro passo é reavaliar seu estilo de vida; levar uma vida saudável, sem os vícios do álcool, cigarro e drogas; realizando alguma atividade física e reduzindo o estresse, pode fazer maravilhas por seus cabelos. E aliado a isso, inclua uma alimentação saudável, rica em proteínas (carnes e ovos), alimentos naturais, e legumes e frutas amarelos (as substâncias contidas nos alimentos desta coloração auxiliam a evitar a queda e deixam cabelos e pele mais bonitos e saudáveis). E evite consumir refrigerantes, gordura animal, muito doce, e comidas industrializadas e muito condimentadas.

Químicas demais também devem ser abolidas, pois fragilizam os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e provocando a queda dos cabelos. O ideal é realizar somente um tipo de química e em espaço de tempo bem longo entre elas. E caso pinte os cabelos, substitua as tinturas permanentes, por tonalizantes, que são menos agressivos. E caso faça algum tratamento químico, realize hidratações profundas com um profissional a cada mês.

Durante a lavagem dos cabelos, aproveite e faça uma massagem capilar, realizando movimentos circulares e vigorosos por toda a cabeça, para ativar a circulação sanguínea da região; mas, use somente as pontas dos dedos, sem encostar as unhas no couro cabeludo.

E sempre lave os cabelos com a água o mais fria que você conseguir, pois, água quente fragiliza a raiz e pode provocar a queda dos cabelos. Use shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo; e se você se expõe demais aos raios solares, após a lavagem dos cabelos, use um creme para pentear que contenha protetor solar, pois, o sol destrói a melanina e a queratina dos fios, deixando-os mais frágeis e ressecados (o que pode provocar a queda), além de desbotar a coloração dos cabelos.

O ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente, mas, caso não seja possível, use o secador o mínimo de tempo e, bem longe dos fios. E caso faça uma escova, mantenha o secador a uma distância de cinco centímetros, nunca encoste o bico do secados nos cabelos, pois, esta atitude danifica muito os fios.

E em casa, faça hidratações semanais com máscaras capilares, as melhores opções para deixar os cabelos mais fortes e diminuir a queda são as máscaras ou cremes de tratamentos que contenham pró-vitamina B5, vitamina E, cisteína, serina, arginina, prolina, creatina, queratina, óleos vegetais ou oligoelementos, pois, estes elementos formam uma capa protetora nos fios. E shampoos e condicionadores com proteína do trigo também são ótimas opções, pois, contêm aminoácidos livres, que promovem a regeneração e aumento do volume da fibra capilar, promovendo cabelos nutridos e saudáveis.

E para combater a queda dos cabelos, faça um chá com duas colheres (sopa) de folhas de amoreira picadas e lavadas e 1 xícara de água quente; tampe a xícara com as folhas dentro e deixe assim até o chá esfriar. Com um chumaço de algodão, aplique o chá (frio e coado) por todo o couro cabeludo e massageie com a ponta dos dedos. Deixe agir por trinta minutos e enxágue. Aplique o chá três vezes por semana. E não se exponha ao sol durante este período, pois, o chá pode manchar o couro cabeludo.

Ou você pode fazer uma máscara capilar, utilizando 2 folhas grandes e grossas de babosa (use somente o gel de dentro da folha) e 3 colheres (sopa) de qualquer creme de tratamento que contenha queratina. Misture muito bem os ingredientes, lave os cabelos com shampoo específico para seu tipo de cabelo e aplique a mistura por toda a cabeça (também mesmo na raiz). Deixe agir por vinte minutos e enxágue muito bem os cabelos, para retirar todo o excesso do creme. Faça esta máscara semanalmente.

Leia também:

Dicas para Deixar o Cabelo mais Forte
Avalie essa matéria!

3 Comments

  1. Maria

    at 23:50

    Fiquei muito feliz com essas dicas , pois preciso imdiatamente começar a usá-las. Valeu.

  2. Raíssa da Silva Rosa

    at 9:26

    Amei as dicas!
    Estava mesmo precisando de uma receitinha de máscara capilar :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

  3. Maria de Lourdes Martins

    at 17:51

    Adorei as dicas para deixar os cabelos mais fortes evitando a queda .Essas dicas para mim cairam como uma luva,porque como e já disse emoutra ocasão, pelo uso de muita tintura eles estão ressecados, fracos e quebradiços.
    Agora,vou aproveitar para tratá-los, seguindo essas suas dicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *