Dicas para Evitar Varizes


By on 11:32

Varizes são dilatações ou tortuosidades de veias do corpo humano. Dependendo da fase em que se encontram podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. A palavra variz se origina do latim, varix, e significa serpente (observe a semelhança das varizes, quando grandes, com o réptil). As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores, nos pés, pernas e coxas. As mulheres são mais propensas a desenvolver varizes (principalmente se houver casos na família) e a partir dos trinta anos elas começam a surgir. Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento das varizes, entre eles, gravidez, obesidade, uso de pílula anticoncepcional, e sedentarismo. Mas, com alguns cuidados preventivos é possível até mesmo evitar o surgimento das varizes.

(Foto: webforwoman.ru)

Cuidados para Evitar as Varizes

O primeiro cuidado a ser seguido é praticar alguma atividade física, pois, as varizes têm ligação direta com a circulação sanguínea, que pode ser melhorada se você abandonar o sedentarismo. Mas, não vale praticar esportes ou exercícios somente aos finais de semana, você deve manter uma rotina diária de atividade física, no mínimo cinco vezes por semana.

Parece clichê, mas, uma alimentação balanceada também contribui e, muito, para evitar as famigeradas varizes. Uma alimentação rica em gordura animal fará com que seu colesterol suba e, consequentemente, dificultará sua circulação sanguínea, o que pode provocar as varizes. Invista em alimentos saudáveis, frutas cítricas e muita fibra, para seu organismo funcionar corretamente. E diminua o consumo de sal, pois, o sódio provoca retenção de líquidos e isso contribui para o surgimento das varizes.

Muitas mulheres não acreditam, mas, o salto alto pode sim desencadear varizes, porém, se for usado diariamente. Caso você use salto alto somente em festas ou durante o final de semana, em baladas, não há problema algum. E caso você precise trabalhar de salto alto, prefira os modelos mais baixos, com saltos no máximo com cinco ou sete centímetros e sempre que possível use saltos com três centímetros (que é a altura ideal para acomodar a planta do pé, melhorar sua postura e não desencadear varizes).

Também não fique durante muito tempo em pé ou sentada, o ideal é que a cada hora você ande um pouco, movimente-se, para ativar a circulação das pernas. E não use roupas muito apertadas, principalmente calças jeans, para não dificultar a circulação sanguínea.

E se você quiser aderir às meias de compreensão, para evitar varizes, procure um médico, pois, somente ele poderá indicar o modelo de meia mais indicado para seu caso. Não compre uma meia aleatoriamente, pois, os danos podem ser piores que as varizes.

E sempre quando puder repousar durante o dia, eleve as pernas, colocando sob elas um travesseiro alto ou uma almofada bem cheia, assim a boa circulação sanguínea das pernas estará garantida.

Leia também:

Dicas para Evitar Varizes
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Lourdes Martins

    at 15:18

    Quem tem pessoas na família e com todos esses fatores de risco diagnosticados, realmente tem que se cuidar. Essas dicas são de grande importância, todos deveriam segui-las para poder preveni-las ou pelo menos amenizá-las.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*