A alopecia ou em alguns casos chamada de calvície, é uma condição capilar que afeta muitas pessoas, sejam homens e mulheres, ela se caracteriza pela perda gradual ou acelerada dos fios de cabelos.
Essa condição agride todas as regiões do corpo, sendo causada por vários fatores ou situações como: má alimentação, distúrbio emocional, doenças hormonais e uso de produtos químicos capilares.
Apesar de identificar diferentes tipos de alopecia, na maioria dos casos é possível diagnosticar e apresentar um tratamento ideal para solucionar o problema, desde que seja detectado sua causa e acompanhado a evolução do caso.
Portanto, se você quer saber quais as causas e tratamentos destinados à Alopecia, veja abaixo todas essas importantes informações.
Principais causas da alopecia
A alopecia ou calvície possui diversas causas, que podem envolver fatores externos ou apontar doenças como câncer de pele, a falta de vitaminas, ferro e proteínas essenciais que nosso corpo necessita.
Contudo, entre essas substâncias também estão magnésio, zinco e biotina, que nada mais é do que uma vitamina do complexo B, encontrada na gema do ovo.
Além disso, existem outras causas da calvície que abrange as micoses do couro cabeludo, doenças do sistema imunológico como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e líquen plano.
A bactéria Treponema pallidum causadora da Sífilis também pode causar queda de cabelo, principalmente no caso da sífilis no estágio secundário, onde as bactérias se espalham pelo corpo.
Outros fatores que influenciam a perda gradual e considerável dos cabelos são as alterações de hormônios, especialmente no hipetiroidismo e nas reações hormonais após o parto.
Situações como micose capilar no couro cabeludo, uso de medicamentos como antidepressivos e episódios como o estresse estão na lista das principais causas de alopecia.
Tratamentos para alopecia (calvície)
A identificação dos episódios de queda acentuada de cabelo é o primeiro passo para procurar tratamento, pois uma pessoa com alopecia perde em média 100 fios de cabelos por dia.
Diante disso, a pessoa irá encontrar fios espalhados pela casa, no ralo do banheiro e até no travesseiro, sendo visivelmente notada a falta de cabelos em áreas da cabeça.
Nestes casos, a procura por um médico se torna imprescindível, pois será investigada as causas e montado todo um tratamento adequado para o paciente.
Sendo assim, os tratamentos mais comuns no caso de alopecia são:
Implante capilar: Em casos mais severos, onde a perda de cabelo é significativa, o implante capilar é indicado para reparação dos danos causados pela calvície. Por isso, saber como funciona e o que é implante de cabelo se torna bem importante, sendo esta uma solução para um resultado imediato.
Intervenção medicamentosa: Na grande maioria dos casos, alguns medicamentos se tornam eficazes para queda capilar, passando a ser indicado no tratamento causado por situações de estresse, hormonais e imunológicas.
Uso de cosméticos: Para quadros de saúde capilar mais leve, existem muitos produtos como ampolas, loções e até suplementos que podem contribuir com o tratamento da queda de cabelo.
Com os diversos tipos de tratamento para alopecia, a melhor forma de reparar os danos é conversando com seu médico, onde juntos podem optar por intervenções com cosméticos, medicamentos e até implantes capilares.
Leia também: