Veja e Corrija Erros da Musculação


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Para que seu treino de musculação alcance o resultado esperado, é necessário realizar os exercícios corretamente; e não somente realizando os movimentos com a postura adequada, é necessário também, respirar corretamente durante os exercícios, pois, muitas pessoas, durante os movimentos “esquecem” de respirar. Além do que, praticar movimentos errados repetidamente pode levar a problemas de coluna, como hérnias e alterações das curvaturas normais das costas.

(Foto: ladiestreat.com)

Dicas para Corrigir Erros de Alguns Exercícios de Musculação

Alguns exercícios de musculação são campeões, tanto em resultados positivos; quanto em erros cometidos no momento de realizá-los.

Pulley Costas: Muitos alunos puxam a barra por trás da cabeça, dobram o pescoço e forçam a cervical; além dos ombros girarem demais e causarem um desvio na coluna e sobrecarregar as articulações dos ombros. O ideal é realizar o movimento com a coluna alinhada, para não sobrecarregar a lombar, e caso você não consiga puxar a barra por trás da cabeça sem dobrar o pescoço, puxe a barra à frente do corpo. E mantenha os músculos do abdômen contraídos, enquanto realiza os movimentos, isso auxilia a estabilizar e protege a coluna.

Leg Press: Se você fizer este exercício sem apoiar corretamente a coluna no encosto, os músculos desta região também serão trabalhados (indevidamente) causando dores; e outro erro muito comum é jogar os joelhos para dentro ou para fora. O ideal é deixar a coluna completamente apoiada no encosto; os pés, joelhos e quadril devem estar alinhados e deixar os joelhos um pouquinho flexionados no momento de esticar as pernas.

Supino Reto: O maior erro é na posição, você deve deitar no banco e a barra deve estar alinhada com seu olhar; se não estiver nesta posição, você pode lesionar ombros, punhos e coluna. E no momento de abaixar a barra ela deve ficar da linha da clavícula; os cotovelos na linha dos ombros e o abdômen contraído.

Agachamento: Este exercício é o mais procurado pelas mulheres, pois, atua diretamente nos glúteos e fortalece as pernas; porém quando realizado incorretamente pode causar lesões na coluna. O maior erro é desalinhar a coluna durante o movimento, ao descer o quadril seus joelhos não podem ultrapassar a linha dos pés, senão, haverá sobrecarga na coluna e nos joelhos. Você deve empinar o bumbum ao realizar os movimentos, assim, sua coluna não será atingida.

Abdominal: Os maiores erros referentes ao abdominal são: encostar o queixo no peito ou manter a cabeça muito erguida durante os movimentos. Você deve manter o pescoço relaxado durante os movimentos de descida e subida, e manter um espaço do tamanho de uma laranja entre o queixo e o peito. E sempre mantenha o abdômen contraído durante o exercício.

Elevação Lateral com Halteres: Quando você eleva os braços acima da linha dos ombros, você sobrecarrega as articulações da região, o que pode provocar dores e lesões. Uma opção é fazer o exercício com a palma voltada para dentro, para diminuir o atrito entre as estruturas ósseas dos ombros.

Extensor de Joelhos: Manter a postura incorreta e relaxada (sobrecarrega a coluna) e jogar os pés para dentro ou para fora (sobrecarrega os joelhos) são os maiores erros que podem ser cometidos neste exercício. O ideal é manter a coluna bem apoiada no encosto e os pés bem alinhados.

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