Como Cuidar de Diferentes Tipos de Tecidos


By on 15:05

Não basta somente comprar a roupa que você tanto queria você também deve cuidar muito bem dela, pois, os tecidos se deterioram e se danificam quando não bem lavados e conservados. O primeiro cuidado com os tecidos deve ser o de verificar atentamente a etiqueta da roupa antes de lavá-la, principalmente quando for a primeira lavagem.

(Foto: business-spotlight.de)

Dicas e Cuidados com os Tecidos

Tecidos de algodão contêm fibras naturais, e pode encolher na primeira lavagem caso não tenham sido pré-encolhido, e para saber com certeza, verifique a etiqueta. Na dúvida, sempre lave as peças de algodão com água fria. E caso seja necessário colocar alvejante com cloro nas peças brancas, averigue na etiqueta se é permitido.

O linho também contém fibras naturais e em alguns casos deve ser lavado a seco. Evite usar alvejante com cloro no linho, para não danificá-lo, e como o linho absorve mais água que os outros tecidos, não encha demais a máquina de lavar e a secadora com roupas. E quando for passar, use o ferro de passar na posição com vapor e bem quente, e passe a roupa pelo avesso.

Poliéster é um tecido sintético, mais fácil de limpar, porém, um pouco mais frágil, principalmente com relação à água quente (que deve ser evitada). Quando usar secadora use a temperatura baixa e retire a peça quando estiver levemente úmida, para não enrugar. E se for necessário passar a peça, use a temperatura mais baixa, pois, o ferro quente derrete o poliéster.

A seda é um tecido muito delicado, em alguns casos somente a lavagem a seco é recomendada, por isso, sempre verifique a etiqueta da sua roupa. E para as peças que podem ser lavadas em casa, lave com shampoo neutro para bebês. E nunca coloque peças de seda na secadora. E para torcer peças de seda, enrole-as em uma toalha e esprema (não torça) com muito cuidado. E quando for passar, passe pelo avesso e na temperatura morna.

O acetato deve ser lavado à mão e com água fria. E passe na temperatura baixa, pelo avesso e com um tecido fino entre o acetato e o ferro de passar roupas, para evitar que o tecido fique brilhante.

Leia também:

Como Cuidar de Diferentes Tipos de Tecidos
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Lourdes Martins

    at 16:10

    Dicas muito valiosas, para os cuidados necessários de lavagem, produtos utilizados e até como passar determinados tipos de tecido. Assim, conseguimos fazer com que eles permaneçam sempre com aparência de novo.
    Muito boas mesmo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*