Como Fazer a Tintura Durar mais nos Cabelos


By on 12:42

Sair do salão de beleza com os cabelos reluzentes, com a sua cor desejada e transparecendo saúde é maravilhoso, porém, após alguns dias de rotina diária (inclui-se vento, sol, piscina, secador, chapinha e baby liss) seus cabelos começam a perder a cor, brilho e a beleza dos primeiros dias. Além das agressões já citadas, outros fatores, como tipo de shampoo e condicionador e número de lavagens também influenciam para o desbotamento da tintura. Mas, saiba que mudando de produtos e adotando alguns cuidados, você pode manter a tintura por mais tempo em seus cabelos.

(Foto: flauntme.com)

Dicas para a Coloração Durar mais Tempo nos Cabelos

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é aderir ao uso dos shampoos, condicionadores, cremes para pentear e máscaras capilares específicos para cabelos tingidos, pois, a formulação destes produtos foi especialmente desenvolvida para auxiliar a manter a cor e o brilho dos cabelos.

Durante o verão o cabelo tende a desbotar mais, por causa do sol em excesso, do sal do mar, do cloro da piscina, da areia e do vento, além de ficar mais ressecado, o que auxilia a desbotar ainda mais os fios; mas, no inverno se você exagerar nos banhos quentes demorados também irá desbotar seu cabelo mais rápido. O ideal é tomar banho em água morna e após vinte dias da aplicação da tintura usar um tonalizante da cor da tinta, que é menos agressivo, e ajuda a fixar a cor da tintura.

Durante as lavagens seus fios vão perdendo a cor, por isso, o ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, para preservar a cor. Mas, caso seja verão ou se você pratica algum esporte ou vai à academia, lave seus cabelos diariamente, pois, a sujeira acumulada no couro cabeludo além de provocar coceiras, deixa seu cabelo fraco, por obstruir os folículos capilares. Porém, lave somente uma vez com o shampoo, ao invés da tradicional “dobradinha”, assim diminui o desbotamento rápido dos fios. E evite também lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, pois, ele retira grande quantidade de tintura em cada aplicação.

E durante as idas à praia ou piscina, abuse dos cremes para pentear e dos outros produtos com filtro solar, pois, sol em excesso além de desbotar os fios, os deixa com aspecto e cor desagradável de “queimados”. E sempre use chapéus ou bonés para proteger ainda mais a cor dos cabelos na praia ou piscina.

E sempre que possível aplique finalizadores com silicone em sua formulação, pois, o silicone forma uma camada protetora ao redor dos fios, evitando que a tintura saia das cutículas capilares.

Os cabelos escuros pedem manutenção mais simples, pois, quando desbotam ficam com as pontas claras, mas, com tonalidade bem bonita, por isso, para manter o brilho use também shampoos e condicionadores com cor bem escura ou com extrato de açaí, melanina, chá preto ou amêndoas. Os fios loiros pedem produtos com cor azul ou violeta, para evitar o amarelamento dos fios. E os cabelos ruivos, que pedem maior cuidados, exigem produtos com base de morango ou frutas vermelhas. Mas, use estes produtos em dias intercalados com os produtos para cabelos tingidos.

Leia também:

Como Fazer a Tintura Durar mais nos Cabelos
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Lourdes Martins

    at 15:27

    Interessantíssimas, pois atualmente a maioria das mulheres esta sempre mudando a cor dos cabelos, sem contar as como eu que pintam para esconder os branquinhos, depois de alguns dias realmente começam a perder a tonalidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*