Como não Engordar nas Festas de Fim de Ano


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Além de toda a preocupação e correria para conseguir realizar todas as tarefas da lista de final de ano, ainda temos que nos preocupar com a boa forma, pois, a comilança dos festejos de fim de ano não traz apenas alegria e a harmonia entre os que se gostam, traz também algumas calorias extras, e em alguns casos, quando há um grande excesso, quilinhos extras. Mas, adotando medidas simples na rotina diária, mesmo que você esteja fora de casa, viajando, é possível não engordar nas festas de fim de ano.

(Foto: marieclaire.com)

Dicas para Manter a Forma Durante as Festas de Final de Ano

Durante este período de festas, tente fazer o máximo de atividade física que conseguir, pode ser passear em um parque; andar de bicicleta; correr pela manhã; caminhar à tardezinha; subir escadas ao invés de ir pelo elevador; brincar com as crianças da família ou de amigos que estiverem na casa; passear com seu cachorro; andar pelas lojas e shoppings; auxiliar nos afazeres domésticos, como lavar louça ou varrer a casa; ou realizar qualquer outra atividade cotidiana.

Durante as refeições não exagere, claro que durante esta época do ano as tentações são muitas, mas, procure consumir pouca quantidade, e se o alimento for muito calórico, coma somente uma fatia ou uma colher de sopa; e dê prioridade a alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes; e sempre coma os doces após as refeições, pois, o açúcar causa menos danos ao organismo quando consumido juntamente com proteínas, como carnes ou ovos. Mas sempre que puder troque o doce pela fruta, tanto nas sobremesas, quando em outros períodos do dia, porém, prefira a fruta ao natural, pois as frutas em calda têm muitas calorias.

Não pule refeições, principalmente o café da manhã, pois, pulando uma refeição sentirá mais fome quando for para a próxima refeição e comerá demais. E também evite ficar em jejum ou comer pouco durante o dia da ceia, para não chegar à noite com muita fome.

Durante as refeições principais (almoço e jantar) comece a alimentar-se pelas verduras e legumes, para sentir saciedade mais depressa e consumir menos alimentos calóricos. E prefira as carnes brancas, porém, não consuma as peles das aves, elas têm muitas calorias, e coma o peito (tem poucas calorias) ao invés da coxa ou sobrecoxa.

E não exagere nas bebidas alcoólicas, pois, mesmo sendo líquidas, muitas bebidas alcoólicas têm calorias equivalentes a uma refeição.

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