Importância do Alongamento do Corpo


By on 14:16

É muito importante alongar-se antes e, principalmente, depois de exercícios físicos, para proteger o corpo de lesões e do enrijecimento dos músculos, que pode causar distensões. Mas, além dos benefícios para quem pratica atividades físicas, o alongamento também traz benefícios para os sedentários, como evitar o estresse, causar relaxamento e até mesmo emagrecer.

(Foto: healthfree.com)

Benefícios do Alongamento

Os exercícios de alongamento podem ser feitos por pessoas de todas as idades, em qualquer lugar e hora do dia, sem esforço ou contraindicações. Cada trinta minutos de alongamento queima, em média, duzentas calorias; e alivia as dores musculares e corrige a postura.

O alongamento combate o estresse e a ansiedade, que estão entre os responsáveis pela compulsão alimentar; e melhora as condições do corpo, como a flexibilidade, o que facilita a realização de exercícios aeróbicos, importantes para a perda de peso. Além de diminuir o cansaço e até liberar os “hormônios do bem-estar”, como a serotonina.

E o alongamento também aumenta a consciência corporal e melhora o desempenho nos esportes e nas atividades do dia a dia; mantém os músculos maleáveis, facilitando a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo; ativa a circulação sanguínea e diminui o estresse gerado nos músculos, nas articulações e na coluna; e também massageia os órgãos internos, como o intestino, facilitando o percurso dos alimentos ingeridos e a eliminação de toxinas, e o pâncreas, que a movimentação do alongamento auxilia a estabilizar o açúcar no sangue.

Assista ao vídeo e confira alguns exercícios de alongamento.

Leia também:

Importância do Alongamento do Corpo
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Lourdes Martins

    at 16:29

    Ótima dica,muito importante para a saúde!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *