Sete Passos para Fortalecer as Unhas


By on 14:48

Manter as unhas fortes e saudáveis vai muito além de usar sobre elas produtos de beleza; você deve mudar hábitos alimentares e tentar levar uma vida mais saudável, com menos estresse e sem os vícios do cigarro e do álcool. E, além disso, você deve adotar cuidados diários e especiais com suas unhas, pois, as unhas fracas não deixam somente as suas mãos com aparência malcuidada, muitas vezes elas quebram rente à carne e causam imensa dor.

(Foto: lauradunn.com)

Sete Cuidados para Evitar Unhas Fracas

O primeiro passo é evitar usar continuamente o esmalte, pois, suas unhas precisam “respirar”; além do que, o uso excessivo de removedores de esmaltes deixa as unhas ressecadas e quebradiças. Se as suas unhas estiverem saudáveis, fique um dia por semana sem esmalte; e caso elas estejam fracas, quebradiças ou descamando, fique três dias por semana sem esmaltes. E nunca lixe a superfície das unhas (nem com a lixa polidora), pois, isso tira a proteção natural das unhas. E sempre quando for passar o esmalte, passe uma camada de base antes.

Como já foi citado, a alimentação é muito importante para a saúde das unhas, por isso, invista em uma alimentação rica em ferro, encontrado em vegetais e verduras verde-escuro, carne vermelha, ovos e soja; vitaminas do complexo B, como limão mamão e pera; e em zinco, encontrado nas nozes, ostras e caranguejo.

Use produtos específicos para fortalecer as unhas, como as bases ou óleos fortalecedores. E quando usar somente a base fortalecedora (sem esmalte por cima), não retire com o removedor de esmaltes, pois, ela sairá naturalmente de suas unhas.

Hidrate as mãos e unhas com um bom hidratante, as melhores opções são os que contêm em sua formulação ureia e óleos essenciais. E no momento de aplicar o hidratante, capriche na base das unhas e sobre as cutículas, pois, nestas áreas há maior absorção de nutrientes.

Use luvas de borracha para executar todos os serviços domésticos e sempre que for manusear produtos químicos ou de limpeza, pois, estes produtos agridem demais as mãos e unhas, e além de danificarem e fragilizarem as unhas, podem desencadear reações alérgicas na pele de suas mãos.

Evite retirar as cutículas, o ideal é somente empurrá-las, pois, elas são a proteção natural de suas unhas contra fungos e bactérias.

E você também deve cortar e lixar as unhas semanalmente, mesmo que esteja deixando-as crescer, pois, isso fará com que a parte mais “velha” e fragilizada da unha seja eliminada; e você não corra o risco de suas unhas ficarem com lasquinhas.

Leia também:

Sete Passos para Fortalecer as Unhas
Avalie essa matéria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*