Técnicas Básicas de Meditação


By on 17:10

Originária da Índia, a meditação está ligada à prática da ioga; no ocidente transformou-se em sinônimo de relaxamento e, não possui uma fórmula única para ser realizada, ela pode ser feita com a pessoa deitada ou sentada, bastando apenas estar relaxado, com a respiração suave e olhos fechados. A meditação traz muitos benefícios, ela reduz a ansiedade; torna a respiração equilibrada, melhorando a oxigenação sanguínea e, consequentemente a atividade cerebral; e também equilibra a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, melhorando as condições metabólicas de todos os órgãos.

(Foto: o5.com)

Dicas para Meditação

Reserve um tempo do dia para você, nem que seja antes e dormir já deitado em sua cama ou, enquanto estiver parado no trânsito.

Comece melhorando sua respiração. Inspire profunda e lentamente pelo nariz; quando inspirar, sinta seu abdômen enchendo como se fosse uma bexiga.

Expire pela boca no mesmo ritmo que inspirou; enquanto solta o ar, contraia o abdômen como se fosse uma bexiga esvaziando. Enquanto solta o ar, solte também os músculos do corpo, principalmente os da face, em seguida relaxe os ombros, braços, abdômen e pernas.

Após este início é necessário relaxar ainda mais. Feche seus olhos para entrar em estado Alfa, respire seguindo a técnica anterior, verificando onde estão os pontos de tensão em seu corpo e, relaxando um após o outro.

Ainda com os olhos fechados, depois de relaxar todos os músculos, faça uma série de dez respirações bem calmas, lentas e profundas. Ou adicione alguma autossugestão ou visualizações de imagens tranquilas, como uma paisagem ou o céu repleto de nuvens brancas.

Para facilitar o retorno ao estado Beta, conte mentalmente a sequência respiratória de um a sete e depois de três a um.

Leia também:

Técnicas Básicas de Meditação
Avalie essa matéria!

2 Comments

  1. Janae

    at 8:02

    That’s really tihkinng out of the box. Thanks!

  2. Pingback: MASSAGEM RELAXANTE PARA AS MÃOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *