Dicas e Cuidados para Cuidar dos Pés


By on 13:47

Os pés são a base e o sustento do corpo, e por isso merecem cuidados especiais, para além de cumprirem com eficiência sua função, terem uma aparência bonita e bem-cuidada. Usar todo o dia o mesmo calçado, principalmente os fechados, e não usar meias de algodão, estão entre os descuidos mais comuns e os que mais fazem mal aos pés, podendo ocasionar proliferação de fungos, micoses e, consequentemente, chulé.

(Foto: people.desktopnexus.com)

Cuidados Básicos para Manter a Saúde dos Pés

Comece lavando muito bem os pés durante o banho, principalmente entre os dedos. E seque-os também muito bem; e caso for usar logo em seguida do banho um sapato fechado, seque entre os dedos com um secador de cabelos, na temperatura morna.

Quando for à manicure leve seu próprio kit, com alicate, espátulas e, se possível, base e esmalte. E sempre corte as unhas do pé em formato quadrado, para evitar que os cantos encravem e causem dor.

Faça uma esfoliação semanal nos pés, utilizando açúcar e limão, assim, além de deixar a pele dos pés mais macia, eliminará possíveis odores indesejáveis. E após a esfoliação, hidrate muito bem seus pés, use hidratantes que contenham em sua formulação lanolina ou silicone. Óleos de semente de uva ou de girassol também são ótimas opções. E após passar o hidratante, de preferência à noite, coloque uma meia para potencializar o efeito.

Faça rodízios de sapatos, nunca use o mesmo sapato dois dias seguido, e mude também a altura e estilo do salto; depois de um dia inteiro usando um sapato de salto fino, use um modelo plataforma para aliviar a pressão nos pés.

Em festas, é quase impossível não subir no salto (tem até quem use os pés doloridos como termômetro para saber a hora certa de abandonar a pista de dança e ir para casa). Mas, com alguns procedimentos é possível melhorar o estado geral dos pés; comece escolhendo o modelo de sapato ideal. Se você quer dançar a noite toda, opte por sapatos meia-pata e com tiras grossas, para dar estabilidade; e deixe os saltos finíssimos somente para festas onde passará a maior parte do tempo sentada. Usar palmilhas de silicone, que deixam a pisada mais confortável, também é uma ótima opção para dias de festa. E durante a festa, é bom intercalar a dança com alguns momentos sentada, para melhorar a fadiga, mesmo que o desconforto seja maior quando você voltar à pista.

Após a festa seu pé pede um tratamento com gelo (que é um potente anti-inflamatório natural) para reduzir a dor e o inchaço. Você pode usar bolsas específicas para compressas ou mergulhar os pés em uma bacia cheia de água e cubos de gelo, o importante é repetir o processo, de quinze minutos, por duas vezes, com intervalo de meia hora. Se possível, faça uma sessão assim que chegar em casa.

Alongamento também traz benefícios neste momento, alongue a panturrilha mexendo para cima e para baixo a ponta do pé, faça movimento de desrosquear nos dedos e termine pisando em uma bolinha macia de borracha, para relaxar e ativar a circulação. E para compensar o sofrimento da noite anterior, vale apostar em massagens e hidratações profundas.

Use um hidratante bem espesso e envolva o pé com as mãos e amasse-o como se estivesse fazendo pão. Massageie os dedos, um a um, da base em direção à ponta. Em seguida, dê beliscões no arco dos pés, faça três vezes o trajeto que vai do calcanhar ao dedão. E finalize girando o pé para a esquerda e para a direita, empurrando-o para cima e para baixo.

Leia também:

Dicas e Cuidados para Cuidar dos Pés
Avalie essa matéria!

One Comment

  1. Maria de Loudes Martins

    at 15:50

    Dicas de como cuidar dos nossos queridos pézinhos; são muito bem vindas! Porque como sofrem os coitadinhos!
    Por isso merecem ser bem tratados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *