Conheça os Erros que Você não Deve Cometer com os Cabelos

A saúde e a beleza dos seus cabelos dependem também de cuidados básicos no dia a dia, que podem fazer verdadeiros milagres por seus fios; além do uso de produtos de beleza específicos para seu tipo de cabelo. Não basta somente fazer tratamentos capilares caros e inovadores para garantir a recuperação da saúde e viço dos seus fios, você deve fazer também a manutenção em casa, para garantir assim, beleza prolongada aos seus cabelos.

(Foto: sheknows.com)

Cuidados Básicos com os Cabelos

Os erros mais comuns cometidos com os cabelos são referentes à lavagem dos fios. Durante o processo você não deve utilizar água quente, pois, além de ressecar o couro cabeludo, podendo desenvolver caspa, diminui o brilho dos seus cabelos. Outro erro durante o banho é passar o condicionador na raiz dos cabelos, isto faz com que a oleosidade aumente e pode até mesmo inibir o crescimento dos fios, já que o acúmulo de produto fará os folículos capilares se obstruírem. O único produto que pode ser aplicado perto da raiz é a máscara capilar, desde que seu cabelo não seja oleoso; neste caso você deve aplicar a máscara quatro dedos longe da raiz.

No momento de secar os fios, você deve apertar a toalha em volta do cabelo, e não esfregar ou sacudir a toalha, como se estivesse apagando um incêndio; todo este movimento durante a secagem faz com que os cabelos fiquem mais frágeis e podem se quebrar. Também não durma com os cabelos molhados, pois, a umidade no couro cabeludo pode provocar a proliferação de fungos; lavar os cabelos todo dia é permitido, porém, terá que secá-los antes de dormir; e também não prenda os cabelos molhados, pois, além da proliferação de micro-organismos eles podem ficar marcados ou quebrarem.

No momento de secar os fios com o secador, você deve deixar os fios úmidos, e não iniciar o processo de secagem com os cabelos totalmente molhados. Você também não deve aproximar demais o bico do secador da raiz dos cabelos, para não estimular a produção da oleosidade da raiz; e nem no comprimento, para não queimar os fios; o ideal é manter uma distância de trinta centímetros. Passar chapinha nos fios molhados também é um grande erro, mesmo sua chapinha tendo esta função; no máximo é permitido usar esta chapinha específica nos cabelos úmidos (quase secos).

Hidratações semanais são necessárias para todos os tipos de cabelo, assim, você mantém a saúde e viço de seus fios. Se você não pode ir a um salão de beleza toda a semana para fazer hidratações profundas, invista em bons cremes de tratamentos ou máscaras capilares, e turbine sua hidratação, aplicando o creme com movimentos vigorosos da raiz em direção às pontas, e enrolando uma toalha umedecida em água quente, ou colocando uma touca com bolinhas de isopor ou um saquinho de plástico.

Você também não deve ficar mais de três meses sem cortar os cabelos, mesmo querendo que eles cresçam, o corte é necessário para fortificar seus fios; além de mantê-los bonitos, pois, após este tempo as pontas começam a abrir e quebram com facilidade. Também não faça mais de dois tratamentos químicos em um curto período, pois, por mais que seu cabeleireiro faça tratamentos de revitalização e hidratações profundas, seus fios ficarão muito danificados.

E quando frequentar piscina ou praia, aplique antes de se expor ao sol, um filtro solar capilar, ou produtos para cabelos que contenham a função de proteger seus fios dos raios solares; e sempre após dar um mergulho, lave os fios com água mineral (para retirar o sal do mar ou o cloro da piscina), você pode utilizar uma garrafinha de água mineral, e após limpar os fios, reaplique o produto.

Leia também:

Comments 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *